História da Revista
TEMAS EM SAÚDE: Origem e Evolução
O surgimento da revista Temas em Saúde articula-se com a dificuldade de publicar um artigo científico, dada a existência de poucos periódicos no Brasil em finais do ano de 2000, e dos mesmos serem específicos para determinada área. Assim, como professor de metodologia do trabalho científico na área de saúde (UFPB), e com o desejo de publicar os trabalhos dos acadêmicos sob minha orientação, tomei a decisão de criar uma revista. Sua realização foi possível, pois na condição de então presidente do COREN/PB, consegui a composição do conteúdo, sua diagramação e publicação, como edição comemorativa dos 25 anos de existência do mesmo, em janeiro de 2001, ISSN 1519-0870.
Surgiu com um perfil inovador, visando publicar a produção científica nas diferentes áreas focadas na saúde e qualidade de vida, caracterizando um perfil interdisciplinar. Isso promoveu sua consolidação, recebendo um número (Qualis) específico para cada área de sua publicação, a exemplo da interdisciplinar que foi avaliada e recebeu um A1 e B3 em Enfermagem, além de outras áreas, publicadas em dois números por ano. Em 2005 passamos a publicar três números por ano, procurando garantir a interdisciplinaridade de seu conteúdo. Devido a crescente procura, passamos a publicar um número a cada dois meses.
Criamos um site e passamos a disponibilizar os artigos publicados online, o que foi sucesso absoluto. Porém, por questões de ordem financeira, deixamos de publicar a revista impressa, e passamos a publicar somente online. Infelizmente, na última avaliação, a revista foi avaliada apenas como veículo de publicação, sem considerar suas diferentes áreas como interdisciplinar, recebendo um Qualis B3. Isso gerou um impacto negativo no periódico, diminuindo a procura, sendo que finalmente ninguém mais procurava publicar na Temas em Saúde, até que um fato positivíssimo aconteceu.
No início deste segundo semestre de 2025, o Dr. Jaiurte Gomes Martins da Silva, professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca, propôs anexar a revista a esta universidade. A proposta foi analisada e a decisão foi tomada positivamente, sob a perspectiva de dar continuidade à publicação da produção científica na área da saúde, com um novo perfil e, certamente, esperando seu aperfeiçoamento. Obrigado Dr. Jaiurte pela contribuição.
Neste espaço, eu também gostaria de apresentar minha gratidão ao Doutor e Professor Carlos Bezerra de lima Junior e à Mestre e Professora Ana Karla Bezerra da silva Lima, pelo empenho dos mesmos nos trabalhos de organização e diagramação da Revista Temas em Saúde, sem essa contribuição, a revista não teria existido.
Dr. Carlos Bezerra de Lima
Editor Fundador