COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO HEMODINAMICISTA NA RETIRADA DO INTRODUTOR ARTERIAL

Autores

  • Gildlucia Pereira Vieira de Freitas Mestre em Educação pela Universidade Del Salvador Autor
  • Luciane de Paiva Especialista em Cardiologia e Hemodinâmica pela FACULEST Autor
  • Samuel de Barros Faculdade Santa Emília de Rodat Autor
  • Surellyson Oliveira Pereira da Silva Enfermeiro, graduado pela Faculdade Santa Maria. Cajazeiras (PB) Autor

DOI:

https://doi.org/10.29327/213319.24.2-1

Palavras-chave:

Retirada do Introdutor arterial, Enfermeiro, Hemodinâmica, Competência

Resumo

O serviço de hemodinâmica destina-se a métodos diagnósticos e terapêuticos intervencionistas em diferentes áreas, especialmente a cardiologia. A retirada do introdutor arterial após procedimentos coronários percutâneos diagnósticos e terapêuticos pode ser realizada por profissional enfermeiro, em pacientes submetidos a intervenções coronárias percutâneas. O enfermeiro tem papel fundamental na equipe de hemodinâmica, garantindo a segurança na retirada do introdutor arterial com segurança garantida ao paciente. No Brasil a retirada de introdutores arteriais e venosos pelos médicos residentes é prática comum e, em algumas instituições pelo enfermeiro. Porém, conclui-se com base na literatura especializada e na legislação vigente, que o Enfermeiro deverá possuir competência e habilitação para proceder à retirada de cateter introdutor arterial ou venoso, em pacientes submetidos a intervenções coronárias percutâneas possuindo amparo legal para o desempenho da função. E, deve ainda avaliar, criteriosamente, sua competência técnica, científica e ética visando assegurar uma assistência de enfermagem livre de danos decorrentes de imperícia, negligência ou imprudência. Importante, porém, protocolizar e dispor a informação para a equipe de enfermagem contribuindo para autonomia do enfermeiro e segurança do paciente. Entretanto, conclui-se que este procedimento pode ser realizado com sucesso por profissional de enfermagem em uma unidade hemodinâmica. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar a competência do Enfermeiro na retirada do introdutor arterial pós-cateterismo e angioplastia coronária por meio da literatura nacional e internacional. Este estudo caracteriza-se como revisão bibliográfica, de caráter exploratório acerca da assistência de enfermagem no procedimento de retirada do introdutor arterial como competência do Enfermeiro Hemodinamicista.

Referências

Assistência de Enfermagem no Procedimento de Retirada do Introdutor : Pós-Cateterismo e Angioplastia Coronária: Uma Revisão Integrativa . Acessado em: 04/01/2023. Disponível em : https://idonline.emnuvens.com.br.

BASQUES, Fernanda Cristina; POPIM, Regina Célia. Manual de Retirada de Introdutor Arterial Femoral. Botucatu, 2017.

COFEN - Conselho Federal de Enfermagem. Parecer Normativo nº 001/2015. Participação do enfermeiro nos procedimentos de hemodinâmica mais precisamente na retirada de introdutores vascular. Brasília. 07 jul 2015 [acesso em 2023 janeiro 04]. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/parecer-normativo-no-0012015_35209.html

CORDEIRO, S. M. M.; SILVA, G. R. F.; LUZ, M. H. B. A. Pacientes em Unidade de Hemodinâmica: Aplicabilidade da teoria humanística. Revista Rede de Cuidados em Saúde, v. 9, n 1, 2015.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças cardiovasculares causam quase 30% das mortes no País, 2014.

WOODS SL, FROELICHER ESS, MOTZER SU. Enfermagem em Cardiologia. 4ed. São Paulo: Manole; 2005.

Downloads

Publicado

2025-09-20

Como Citar

COMPETÊNCIA DO ENFERMEIRO HEMODINAMICISTA NA RETIRADA DO INTRODUTOR ARTERIAL. (2025). Temas Em Saúde , 24(2), 1-8. https://doi.org/10.29327/213319.24.2-1