TRABALHO MULTIPROFISSIONAL NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/213319.23.6-10Palabras clave:
Estratégia de Saúde da Família, Equipes Multiprofissionais, SaúdeResumen
O Sistema Único de Saúde vem ao longo dos anos sendo aperfeiçoado em suas ações com o intuito de tornar universal o atendimento ao usuário de forma humanizada e com o auxílio das equipes multiprofissionais. A Estratégia Saúde da Família surgiu com esse propósito, ou seja, uma assistência voltada para promoção, prevenção e reabilitação e com o envolvimento da população na construção e planejamento das ações em saúde. Assim, este artigo objetivou: abordar sobre a relevância do trabalho multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família. Trata-se de um estudo de revisão desenvolvido sob abordagem descritiva. O material selecionado para análise foi coletado em plataformas virtuais, manuais do Ministério da Saúde e outros textos abordando o referido tema. Os resultados mostram que, para cuidar da saúde de acordo com a proposta da Estratégia Saúde da Família é essencial que os profissionais estejam efetivamente mais próximos dos possíveis problemas de saúde da comunidade.
Referencias
ALMEIDA, M. C. P.; MISHIMA, S. M. O desafio do trabalho em equipe na atenção à saúde da família: construindo “novas autonomias” no trabalho. Interface, Botucatu, v. 5, n. 9, p. 50 – 53, 2001.
BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde/Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2011.
________. Ministério da Saúde. Estratégia Saúde da Família. Disponível em:<http://dab.saude.gov.br/portaldab/ape_esf.php>. Acesso em: 04 Set. 2023.
________. Ministério da Saúde. Saúde da Família. Disponível em:< http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/pngc/contatos/772-acoes-e-programas/saude-da-familia/41285-saude-da-familia> Acesso em: 05 set. 2023.
________. Ministério da Saúde. Da Regionalização. Disponível em:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0373_27_02_2002.html Acesso em: 12 de Set. 2023.
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Atenção Básica e a Saúde da Família. Disponível em:<http://dtr2004.saude.gov.br/dab/atencaobasica.php>. Acesso em: 10 de Set. 2023.
________. Ministério da Saúde. Sistema Único de Saúde (SUS): princípios e conquistas. Secretaria Executiva – Brasília: Ministério da Saúde, 2000.
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.
________. Ministério da Saúde. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC): atitude de ampliação de acesso. Brasília: Ministério da Súde,2006 (Série B Textos Básicos de Saúde)
________/ Ministério da Saúde. Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2012 (Série B. Textos Básicos de Saúde).
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012 (Série E – Legislação em Saúde.
________. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Brasília: Ministério da Saúde, 2018
LIMA, Carlos Bezerra. Humanização na Assistência em Saúde. João Pessoa: Temas em Saúde, 2022.
MADEIRA, K.H. Práticas do trabalho interdisciplinar na Saúde da Família: um estudo de caso [dissertação]. Itajaí (SC): Universidade do Vale do Itajaí; 2009.
MATTOS, R. A. Os sentidos da integralidade: algumas reflexões acerca de valores que merecem ser defendidos. In: Pinheiro R, Mattos RA. organizadores. Os sentidos da integralidade na atenção e no cuidado à saúde. Rio de Janeiro: IMS/UERJ; CEPESC; ABRASCO; 2001. p. 39-64.
PASSINHO, R.S. 1.000 Questões comentadas de provas e concursos em enfermagem. 1. ed. Salvador: Editora Sanar, 2016. v. 1. 988p .
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de pesquisa em Administração. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2007. 96p.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Temas em Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.