PRINCIPAIS FATORES RELACIONADOS AOS DISTÚRBIOS DO SONO EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.29327/213319.24.2-4Palabras clave:
Distúrbios do sono, Transtornos do sono, Estudantes da área da saúde, UniversitáriosResumen
Distúrbios do sono compreendem as variações na capacidade de dormir apropriadamente e que resultam em desordens social, psicológica e afetiva de quem convive com isso. Os transtornos do sono são muito presentes na prática clínica. Dentre eles, os mais mencionados são a insônia, sonolência excessiva diurna, incapacidade de dormir no momento desejado e as parassonias. Na sintomatologia pode ocorrer a presença de dificuldades na qualidade, duração e quantidade de sono, que resultará em privação e/ou angústia em certo nível ao indivíduo e nas suas atividades cotidianas. Objetivos: Analisar produções científicas sobre os principais fatores relacionados aos distúrbios do sono em estudantes da área da saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, com teor descritivo e exploratório. Mediante a busca na Biblioteca Virtual em Saúde, utilizou-se os descritores “distúrbios do sono”, “transtornos do sono”, “estudantes da área da saúde” e “universitários”. Como estratégia de busca para melhorar os resultados, foi utilizado o operador booleano “and”. Foram selecionados artigos publicados entre janeiro de 2020 e dezembro de 2023. Resultados: Nove estudos responderam à questão norteadora, abordando os principais fatores relacionados aos distúrbios do sono em estudantes da área da saúde. Evidenciou-se, por meio da análise dos estudos, que os distúrbios do sono em estudantes da área da saúde estão relacionados aos fatores estudantis, a fatores individuais e à qualidade do sono dos estudantes. Considerações finais: Os artigos analisados permitiram avaliar de forma consistente e fidedigna os principais fatores relacionados aos distúrbios do sono em estudantes dos cursos da área da saúde. Foi identificado que a maioria dos alunos que sofrem com esses transtornos, abdicam horas de sono para estudar ou navegar pelas redes sociais.
Referencias
ARAÚJO, Mayonara Fabíola Silva, et al. Qualidade do sono e sonolência diurna em estudantes universitários: prevalência e associação com determinantes sociais. Revista brasileira de educação médica, Online, n.45, v.2, 2021.
CARONE, Caroline Maria de Mello; et al. Fatores associados a distúrbios do sono em estudantes universitários. Caderno de saúde pública, Pelotas, v.36, n.3, 2020.
GONÇALVES, Gabriela Karolyna; et al. Estresse, qualidade do sono e qualidade de vida em acadêmicos da área da saúde. Revisa, Online, v.11, n.2, p. 232-243, abr./jun.2022.
MARQUES, Kétlyn Miranda; et al. Análise prévia da qualidade do sono, saúde e bem-estar em estudantes de medicina do centro universitário UNIFACIG. In: Seminário científico da UNIFACIG, 7. 2021, Manhuaçu. Anais Sociedade Ciências e Tecnologia. Manhuaçu: Único centro universitário de Manhuaçu e região.
MEDEIROS, Glenia Junqueira Machado; ROMA, Pedro Fernandes; MATOS, Pedro Henrique Meirelles Ferreira de. Qualidade do sono dos estudantes de medicina de uma faculdade do sul de Minas Gerais. Revista brasileira de educação médica, Online, v.45, n.4, 2021.
MORAES, Bruno Fernando Moneta; et al. Qualidade do sono e percepção da qualidade de vida de estudantes de graduação em enfermagem. Scielo preprints, Online, 2023.
MORAIS, Huana Carolina Cândido; et al. Fatores associados a qualidade do sono ruim em universitários de enfermagem de uma universidade privada cearense. O mundo da saúde, Online, v.46, p. 03-11, 2022.
REIS, Maria Emanuelle de França Antunes; et al. Saúde mental, uso de álcool e qualidade do sono em estudantes de uma universidade pública. Estudos e pesquisas em psicologia, Online, v.1, 2022.
SOUZA, Andressa P.de; MURGO, Camélia S.; BARROS, Leonardo de O. Adaptação acadêmica em universitários: Associações com estresse e qualidade do sono. Psicologia teórica e prática, São Paulo, v.23, n.3, Jan.2022.
WHITTEMORE, R. Combining evidence in nursing research: methods and implications. Nurs Res, v.54, n.1, p.56-62, 2005.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Temas em Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.